Pular para o conteúdo principal

O Hobbit

Título: O Hobbit
Título Original: The Hobbit
ISBN: 978-85-7827-710-9
Autor: J. R. R. Tolkien
Ano: 2013
Páginas: 304
Gêneros: Ficção - Literatura inglesa
Editora: WMF Martins Fontes
Tradução: Lenita Maria Rímoli Esteves
1ª Publicação: 1937




Esta é uma história sobre um hobbit, e isso é o que ele é, afinal de contas é o que está escrito na capa do livro. Um hobbit hoje em dia requer uma descrição, uma vez que se tornaram raros e esquivos diante das Pessoas Grandes. Este ser habita uma toca, não uma toca desagradável, sendo um hobbit vive em pleno conforto. Situada na Colina, onde mora Bilbo Bolseiro, sim este é o seu nome, filho da famosa Beladona Tûk, uma das notáveis filhas do Velho Tûk chefe dos hobbits que viviam do outro lado do Água, o pequeno rio que passava ao pé da Colina.

Gandalf, o mago errante que costumava contar histórias maravilhosas nas festas, sobre dragões, orcs e gigantes e sobre resgates de princesas e sobre a sorte inesperada de filhos de viúvas; interrompe o descanso de Bilbo que estava fumando um cachimbo ao ar livre, soprando belos anéis de fumaça. O mago, famoso fazer fogos de artifícios maravilhosos e que soltava-os na véspera do Solstício de Verão. Carrega consigo um cajado, usa um chapéu azul alto e pontudo, uma capa cinzenta comprida, um cachecol prateado sobre o qual sua longa barba caía até abaixo da cintura, e imensas botas pretas.

Os dois tiveram uma conversa no mínimo curiosa. O mago lhe convida para uma aventura, mas o hobbit não se demonstra interessado já que prefere conduzir sua vida na tranqüilidade que A Colina lhe oferece. Mas no limite dos bons modos e da educação convida Gandalf para tomar um chá no dia seguinte.

Assim como o combinado, no dia seguinte na hora do chá a campainha toca, não era Gandalf, mas um anão, e aos poucos chegavam mais anões e Gandalf apareceu junto com os últimos, um total de treze anões e um mago em sua residência, comendo bebendo e planejando uma longa aventura.

O líder desses anões é Thorin Escudo de Carvalho e, Gandalf havia selecionado Bilbo como o décimo quarto integrante do grupo (Gandalf não se intitulava um integrante do grupo), pois precisavam de um ladrão para ajudá-los a recuperar o tesouro dos anões que se encontra além das montanhas nebulosas em posse de Smaug, o dragão. Sem muita escolha, pois todos já tinham em mente que Bilbo estava dentro, iniciou-se uma jornada inesperada.

Livros:
  • O Hobbit (1937)
Relacionados:
  • O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (1954)
  • O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (1954)
  • O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (1955)
  • O Silmarillion (1984)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Origem de Ymir e os Nove Mundos

  Primeiramente havia o caos, nada mais além disso. Três reinos coexistiam: Ginnungagap (o Vazio), Musspell (o Reino de Fogo) e Niflheim (a Terra da Neblina). Durante muitas eras assim foi, até que as névoas começaram a subir lentamente das profundezas do Niflheim e formaram no medonho abismo de Ginnungagap um gigantesco bloco de gelo. Por milhares de eras o grande bloco de gelo foi sendo derretido pelo calor escaldante que descia das alturas abomináveis do Musspell, revelando a figura de um gigante sob a camada espessa de gelo. Seu nome era Ymir, como o ar quente que descia de Musspell não cessava, ele começou a suar, tanto que o suor que lhe escorria copiosamente, uniu-se à água do gelo que brotava de seus poderosos membros. Dessa união, surgiram os primeiros seres vivos. Debaixo de seu braço surgiu um casal de gigantes, da união de suas pernas veio o terceiro gigante, chamado Thrudgelmir. Estes três foram os primeiros, mais tarde, Thrudgelmir geraria Bergelmir, que daria orige...

OMNIA

  OMNIA é um grupo amante da natureza, músicos Guerreiros da Terra que viajam o mundo, espalhando as suas canções para celebrar e adorar a vida, criatividade, natureza e a fantasia juntamente com o público de todas as idades e culturas. É a única banda de seu tipo no mundo de hoje. Como uma banda underground, self-made, descontroladamente bem sucedida eles ainda permanecem completamente livres e 100% independente de quaisquer influências externas corporativas. Como uma tribo rara de nativos indígenas em um canto esquecido da floresta, eles construíram sua própria e única música/gênero (Pagan Folk), sua própria reputação e um gigantesco público que os acompanham, sem qualquer apoio ou influência da grande indústria da música. O grupo é suportado exclusivamente pelas forças vivas da natureza e seu próprio exército crescente de fãs fiéis e admiradores em todo o mundo, não se tratando apenas de uma banda. OMNIA é um modo de vida, converter as pessoas para a causa da natureza, respeit...

Os Benandanti

  Membros de uma tradição folclórica do distrito de Friul, Itália, durante os séculos XVI e XVII. Os benandanti afirmavam viajar para fora de seus corpos enquanto dormiam para lutar contra as bruxas malévolas (malandanti) afim de garantir a proteção de sua comunidade e boas colheitas para a próxima temporada. Deixavam seus corpos na forma de camundongos, gatos, coelhos ou borboletas. Os homens relataram principalmente voar para as nuvens lutando contra bruxas para garantir a fertilidade de sua comunidade; as mulheres relataram com maior frequência participar de grandes festas. Nas quintas-feiras entre as têmporas, períodos de jejum da Igreja Católica, os benandanti afirmavam que seus espíritos saíam de seus corpos à noite e cavalgavam em vários animais para o céu e para lugares no campo. Aqui eles participavam de vários jogos e outras atividades com outros benandanti, os espíritos dos homens iam aos campos para combater as bruxas malvadas. Os homens benandanti lutavam com talos d...