Pular para o conteúdo principal

Legend of Mana

Título: Legend of Mana
Ano: 1999
Gênero: Action Role-Playing Game
Publicação: Square
Diretor: Koichi Ishii
Plataforma: Playstation







Vamos fazer uma visita ao mundo de Fa'Diel, um lugar que se originou de uma árvore, a Mana Tree. É a personagem central de toda a Saga Mana, pode-se dizer que ela é um Deus, ou seria uma Deusa? Tanto faz, o importante é que ela deu origem a todas as formas de vida em Fa'Diel, é a natureza!

Imagine, essa árvore é a mãe de todos, ela deu vida, deu amor, deu tudo que precisavam. O problema foi não saber valorizar isso, após anos de guerra e ódio consumindo seus corações, ocasionou a destruição da Mana Tree.

Após sua destruição, todo o seu poder foi fragmentado em artefatos espalhados por toda Fa'Diel, e é dever de nosso grande herói resgatá-los e restaurar Mana Tree, trazendo de volta o tempo em que a paz reinava.

Nove séculos atrás, a Mana Tree queimou em cinzas.
O poder de Mana viveu dentro de pedras de Mana, instrumentos encantados e artefatos.
Sábios lutaram uns com os outros para controlar estes últimos remanescentes de Mana.
Então, depois de centenas de anos de guerra, o poder de Mana começou a diminuir.
Aqueles que a buscavam ficaram escassos, e o mundo retornou a paz.
Depois disso, a humanidade cresceu com medo do desejo.
Seus corações se encheram de emoções vazias, e cresceram estranhamente em minhas mãos.
Eles voltaram os olhos para longe do meu poder infinito, e sofreram por suas disputas mesquinhas.
Lembre!
Necessite!
Eu posso lhe dar tudo!
Eu dou o amor.
Me encontre e ande ao meu lado.

Durante a jornada de caça aos artefatos vamos nos deparar com três sucessões de eventos: Jumi Story Arc, Fairie Story Arc e Dragon Story Arc. 


Jumi Story Arc

As Jumis são seres que carregam joias valiosas no lugar de seus corações, são seres antigos, seres sagrados que já sofreram perseguição, foram assassinados e seus corações comercializados. No início da jornadas nos deparamos com a Jumi Guardian Peal e seu protetor Elazul que tem cara de poucos amigos. Sempre pensativa, Pearl se perde em suas ideias enquanto isso vai caminhando e de repente ela se encontra num lugar perigoso e sobra pro Elazul salvá-la.

Pois bem, a notória caçadora das jóias mais brilhantes, Sandra, é a vilã que está sempre a procura de Jumis afim de obter seus corações preciosos. Sendo mestre na arte do disfarce deixa sempre o Inspetor Boyd para trás, sempre chega atrasado nas cenas do crime. Mas ele não desiste, está encarregado de resolver os mistérios de Fa'Diel.

Além da Pearl, também encontramos Jumis como a Diana e a Esmeralda. Na visão da Diana, o mundo está como está por causa da existência de Jumis, tanto ela como outras Jumis são os causadores de todo o sofrimento e dor que cobre Fa'Diel, e que tudo isso acabará quando todos as Jumis estiverem mortas, entregar sua própria vida à Sandra é uma possibilidade. Esmeralda não pensa como Diana, embora seu mestre, o mago Nunuzac tenha colocado em sua cabeça que ser Jumi é uma vergonha, ele acredita que Jumis são aberrações da natureza, mas ela não se sente assim e busca sempre a verdade, sonha em um dia poder reviver suas irmãs assassinadas usando uma poderosa magia.


Fairie Story Arc

O amor é algo complicado de entender, a sacerdotisa Matilda e o demônio Irwin compartilham uma paixão. Matilda é sacerdotisa do templo de cura em Gato Grottoes. Ela não tinha permissão de sair do templo, mesmo acreditando que humanos não deveriam viver aprisionados, mas sim, ser possuidores de sua própria liberdade. Irwin a convenceu sair do templo, o demônio aproveitou a oportunidade para sugar seu espírito, deixando a sacerdotisa enfraquecida, sua idade avançou rapidamente em pouco tempo e logo perdeu a capacidade de realizar magia, impossibilitada até mesmo de andar. Apesar disso, Matilda não odeia Irwin, afinal ele é um demônio e como tal é de sua natureza sugar almas bondosas. Irwin só queria ajudar Matilda, pensou que Matilda deixaria de ser útil ao templo sem seus poderes, não imaginava que ela pudesse ficar tão debilitada, agora quer tirá-la do templo e levá-la ao mundo das fadas na tentativa de prolongar sua vida. Irwin também pretende invocar uma besta lendária chamada Lucemia.

Matilda possui um protetor e uma amiga que terão participação nessa trama, Escad jurou proteger Matilda e vê o ato de Irwin como uma falha de seu juramento, por isso se penaliza, acumula um ódio por Irwin e tem sede de vingança. Daena, amiga de Matilda, só quer vê-la feliz, enquanto as pessoas querem acabar com Irwin, ela quer apenas ajudar sua amiga e solucionar seu problema. Mesmo odiando Irwin, ela decide ajudá-lo a levar Matilda para o mundo das fadas.


Dagon Story Arc

Trata se de dragões e magos se enfrentando em uma batalha para dominar Fa'Diel. Drakonis é o principal antagonista aqui, caiu em desgraça após ser derrotado pelas forças combinadas de Akravator, Jajara e Vadise. Agora formula um plano para usurpar o poder das Mana Stones de seus inimigos mortais e restaurar-se a sua antiga glória. Larc, a besta guerreira que já foi um grande herói, se tornou o dragão de Drakonis após sua morte.

Akravator é o guardião dos ventos, reside na cimeira de Norn Peaks, onde ele guarda a Mana Stone que lhe foi confiada. Ele é impulsionado por um forte senso de dever, que obrigou-o a ser fiel na vigília que ele mantém sobre a Mana Stone e possui um profundo amor em lutar, testar a sua coragem e a coragem de seu adversário.

Jajara é o guardião da terra, reside em Bone Fortress, onde guarda a Mana Stone que lhe foi confiada. Assim como Akravator, Jajara possui forte senso de dever, o obrigando ter fidelidade na vigília da Mana Stone. No entanto ele é mais agressivo e tem a cabeça quente.

Vadise é a princesa dragão, reside em The White Forest, onde guarda a Mana Stone que lhe foi confiada. Dos três protetores das Manas Stones, Vadise é mais suave e gentil, procura sempre resolver os problemas de maneira pacífica em vez de recorrer à violência, além de ser extremamente benevolente.


Depois de toda essa história, vamos ao mecanismo do jogo, Legend of Mana é um Action RPG lançado exclusivamente para o PsOne, numa época em que os jogos 3D começaram à aparecer com frequência mediante às possibilidades do console, mas Legend o Mana é um jogo 2D e isso foi feito lindamente, muito bem desenhado e, de uma criatividade extraordinária no design dos personagens, como também dos cenários, o artista responsável é o Shinichi Kameoka e o designer é o Akihiko Matsui, a trilha sonora é envolvente e marcante, composição de Yoko Shimomura.

Você começa com um artefato que será usado para abrir o primeiro local  do mapa, a área a ser depositado os artefatos também é escolhida por você. Conforme o andar da jornada novos artefatos serão adquiridos, quanto mais distantes da casa, mais difícil fica o nível dos monstros e dependendo de onde posicionar os artefatos a área terá mais afinidade com um determinado elemental, um elemento anula o outro, o local que será introduzido o artefato pode alterar e/ou anular a afinidade dos locais vizinhos.

Durante uma quest você pode pegar uma segunda quest, completá-la e depois retornar de onde parou da quest anterior, sem precisar reiniciar, assim a jornada flui de uma maneira mais harmônica, excelente recurso para quests que demoram e que deixariam a jogatina monótona. Não é preciso completar todas as quests para zerar o game, algumas não são obrigatórias, outras são secretas, mas vale a pena fazer todas, assim pode conhecer o jogo por completo. Durante a jornada serão desbloqueadas técnicas provenientes de cada arma, é uma boa ideia variar o tipo de arma que você carrega, podendo assim aprender um número maior de técnicas.

Os tipos de armas são:
  • Knife
  • Sword
  • Axe
  • 2 Handed Sword
  • 2 Handed Axe
  • Hammer
  • Spear
  • Staff
  • Gloves
  • Flail
  • Bow
O game disponibiliza o modo multiplayer que pode ser habilitado falando com Li'l Cactus. Ah toda vez que você terminar uma quest volte e fale com Li'l Cactus que irá anotar, fazendo uma espécie de diário de suas quests. Como se não bastasse um companheiro ajudando na jornada, o game disponibiliza também um Pet Monster para ajudar nas batalhas, existem certas áreas que aparecem ovos dos quais você captura e leva para o curral onde será chocado e nascerá um determinado Monster Pet, você possui um limite de 5 Monster Pet, podendo vender, treinar e alimentar.

No game existem ao todo treze tipos de monstros:
  • Aerial
  • Aquatic
  • Athropod
  • Beast
  • Demi-Human
  • Demonic
  • Dragon
  • Morph
  • Oddity
  • Plant
  • Poltergeist
  • Reptile
  • Undead
Uma função bastante interessante no game é colher frutas que aumentam e diminuem certos atributos do seu Monster Pet, de forma que você possa moldar o status e seu comportamento. As sementes podem ser adquiridas em lojas nas diversas cidades de Fa'Diel e também em batalhas. Veja as frutas que lhe interessam mais e procure saber quais lojas a vendem ou que tipo de monstros podem dropar.

Além desse sistema de alimentação que é inovador e característico do game, chega um momento em que você desbloqueia a função de confeccionar seus próprios equipamentos e de construir um golem que vai substituir o Monster Pet nas batalhas, as possibilidades são muitas e você irá gastar um bom tempo com este recurso.

Jogos:
  • Final Fantasy Adventure (1991)
  • Secret of Mana (1993)
  • Seiken Densetsu 3 (1995)
  • Legend of Mana (1999)
  • Sword of Mana (2003)
  • Children of Mana (2006)
  • Friends of Mana (2006)
  • Dawn of Mana (2007)
  • Heroes of Mana (2007)
  • Circle of Mana (2013)
  • Rise of Mana (2015)
  • Adventures of Mana (2016)
  • Seiken Densetsu Collection (2017)
  • Secret of Mana (2018)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Lenda de Cailleach, a Velha do Inverno

“Escutem, viajantes... quando o vento sopra do norte e a geada se deita sobre os telhados, não é o frio que chega primeiro — é Ela. A Velha do Inverno desperta de seu sono de pedra, e o mundo volta a se curvar diante do tempo.” Entre as montanhas enevoadas da Escócia e as terras antigas da Irlanda, ecoa o nome de uma deusa esquecida pelos homens, mas lembrada pela terra: Cailleach, a Velha do Inverno. Dizem que ela nasceu quando o primeiro trovão ressoou sobre o mundo, moldada do gelo e da rocha. De cabelos brancos como a neve e olhos azuis como o céu de dezembro, Cailleach é a senhora do frio e do tempo, guardiã dos ciclos que fazem a vida florescer e murchar. Com um martelo de pedra em mãos, moldou montanhas, cavou vales e abriu fendas nas rochas. Cada golpe seu fazia o vento soprar e as tempestades nascerem. Mas seu poder não é de destruição — é de renovação. Ela encerra o verão para que o novo possa nascer, apaga o fogo para que outro seja aceso. Há quem diga que Cailleach é o espe...

Leshy - Guardião das Florestas

  “Nas profundezas onde o vento não chega, há um riso que se confunde com o som das folhas.  É o Leshy brincando com os que ousam entrar sem permissão...” Dizem que nas florestas antigas da Rússia e das terras bálticas habita uma entidade tão velha quanto as próprias árvores. Chamam-no Leshy, o Espírito da Floresta. Alto como um carvalho ou pequeno como um esquilo, o Leshy muda de forma conforme o humor ou a intenção. Pode ser um homem de barba verde, coberto de musgo e raízes, com olhos que brilham como se refletissem o próprio coração da mata. Outras vezes, é apenas um sopro, um rastro de riso entre as copas, um vulto que desaparece na névoa antes que alguém possa jurar tê-lo visto. Quem entra na floresta sem pedir licença pode ouvir passos que não são seus, sentir o vento guiar para o caminho errado, e de repente — a trilha se perde. O Leshy é conhecido por enganar os caçadores, confundir os viajantes e proteger as criaturas selvagens. Não o faz por maldade, mas por equilíb...

A Origem de Ymir e os Nove Mundos

  Primeiramente havia o caos, nada mais além disso. Três reinos coexistiam: Ginnungagap (o Vazio), Musspell (o Reino de Fogo) e Niflheim (a Terra da Neblina). Durante muitas eras assim foi, até que as névoas começaram a subir lentamente das profundezas do Niflheim e formaram no medonho abismo de Ginnungagap um gigantesco bloco de gelo. Por milhares de eras o grande bloco de gelo foi sendo derretido pelo calor escaldante que descia das alturas abomináveis do Musspell, revelando a figura de um gigante sob a camada espessa de gelo. Seu nome era Ymir, como o ar quente que descia de Musspell não cessava, ele começou a suar, tanto que o suor que lhe escorria copiosamente, uniu-se à água do gelo que brotava de seus poderosos membros. Dessa união, surgiram os primeiros seres vivos. Debaixo de seu braço surgiu um casal de gigantes, da união de suas pernas veio o terceiro gigante, chamado Thrudgelmir. Estes três foram os primeiros, mais tarde, Thrudgelmir geraria Bergelmir, que daria orige...