Nascido no misticismo rural dos alpes suíços e desde muito cedo profundamente enraizado na mitologia celta, história gaulesa e cultura proto-européia, Eluveitie há muito se tornaram pioneiros do Folk Metal e mestres legítimos de seu ofício. Não se deixaram limitar a simples incursões através de clichês decorados com runas ou canções tolas de bebida. Desde seu álbum de estreia em diante, usaram uma abordagem de respeito, precisão histórica, profundidade e a mais emocionante, cativante e primordial mistura de Melodic Death Metal e Pagan Folk que o mundo poderia ter imaginado.
Spirit (2006)
Aqui foi onde tudo começou, lançado em 2006 pela Fear Dark Records e relançado pela Twilight Records em 2007. Spirit é o primeiro álbum completo da banda, o primeiro de muitos outros sucessos.
Slania (2008)
O primeiro álbum a incluir Anna Murphy como parte da banda. O sucesso, é claro, não ficou atrás. Seu trabalho seminal e inovador fez com que eles se unissem à Nuclear Blast, uma amizade que já dura longos anos e rapidamente transformou a banda em um fenômeno mundial. O álbum trouxe Eluveitie para o mainstream do Folk Metal e eles permanecem até hoje como uma das bandas de Folk Metal mais populares, em grande parte devido à ajuda da música "Inis Mona”.
Evocation I: The Arcane Dominion (2009)
É um álbum que coloca pura mitologia gaulesa na música e que possuí uma arte centrada na mesma linha. Kernunnos é um dos personagens mais importantes e centrais da mitologia celta, então foi concebida uma figura de destaque para o antigo deus pagão, bem como seu caráter musical. Ao contrário de seus trabalhos anteriores, este álbum é quase inteiramente acústico. Os vocais são tratados principalmente pela tocadora de viela de roda Anna Murphy. As letras são parcialmente baseadas em inscrições gaulesas, por exemplo, "A Girl's Oath" usa o texto da tabuinha de Larzac, e "Dessumiis Luge" o da tabuinha de Chamalières.
Everything Remains (As It Never Was) (2010)
Ao contrário do lançamento anterior do Eluveitie, Evocation I: The Arcane Dominion, que era principalmente um álbum de Folk Rock / Folk Acústico, Everything Remains retorna às raízes da banda, é um álbum de Folk Metal direto. O álbum gerou um single, Thousandfold, que ganhou mais destaque. A reação da base de fãs foi positiva, sendo Thousandfold uma das mais tocadas nas turnês.
Helvetios (2012)
Foi o último álbum a incluir o violinista Meri Tadić e o guitarrista Simeon Koch. Sendo o primeiro álbum conceitual da banda, ele se concentra nas Guerras Gálicas a partir de uma perspectiva dos antigos helvéticos. O álbum apresenta Death Metal melódico combinado com instrumentos de música folclórica celta como violino, viela de roda, flautas, apitos, gaitas de foles, mandola, bodhran e dulcimer martelado. A integrante da banda Anna Murphy esteve mais envolvida na composição e recebeu mais partes vocais do que nos lançamentos anteriores.
Origins (2014)
Foi o último álbum a incluir os membros de longa data como Anna Murphy, Ivo Henzi, Merlin Sutter e Patrick "Päde" Kistler. Origins trata de contos etiológicos da Gália, Glanzmann criou a capa do álbum sob a supervisão científica de especialistas da Universidade de Zurique, na Suíça.
Evocation II: Pantheon (2017)
Foi o primeiro álbum a incluir Matteo Sisti, Michalina Malisz, Alain Ackermann, Jonas Wolf e Fabienne Erni como membros da banda. Aqui, uma nova Era se inicia para a banda.
Ategnatos (2019)
É o álbum de estúdio mais longo até hoje. Em cada lançamento, eles refinaram sua marca registrada do rugido trovejante de Chrigel Glanzmann, ferocidade metálica e engenhosidade folclórica que sempre esteve milhas acima do usual “vamos adicionar algumas gaitas de foles lá”.
Membros vieram, membros se foram. A alma de Eluveitie, porém, a própria essência dessa congregação pagã permaneceu intocada. Agora, eles olham para trás para impressionantes oito álbuns de estúdio, o último dos quais subiu ao topo das paradas de álbuns suíças e também fez uma entrada notável no 6º lugar na Alemanha, além de inúmeras turnês ao redor do mundo e vagas nos maiores festivais de Metal.
O céu está escurecendo e os corvos voam. O palco está montado para a trovoada que já foi anunciada. Finalmente, tudo está preparado para a tempestade colossal chamada Eluveitie.
Comentários
Postar um comentário